Por Fábian Luiz Mendonça Souza (Caco), professor, mentor, organizador e facilitador de processos de inovação corporativa e acadêmica do Senac SC
Quando se pensa em inovar, é muito comum iniciar por uma ideia de solução, mas o caminho mais assertivo é começar pelo problema. Quanto mais nos aprofundamos no problema, melhor idealizamos e desenvolvemos uma solução.
Primeiro: defina o problema. É preciso ter clareza de qual problema se quer resolver. Em seguida, é hora de validação: vá para a rua e entreviste pessoas que sofrem com ele.
“Os fatos estão fora do escritório, dentro dele só existem opiniões”
Steve Blank
É só depois de validar e entender com propriedade o problema que devemos começar a pensar em como desenvolver a solução. Esse processo é chamado de ideação.
Junte um time heterogêneo, com diferentes habilidades comportamentais e técnicas (soft skills e hard skills) e faça um brainstorming para levantar possíveis ideias de solução. Nessa dinâmica, ninguém deve criticar as ideias levantadas pelos colegas. Deixem a criatividade fluir.
Após a “tempestade de ideias”, é hora de definir com o time qual é a proposta de solução mais interessante para ser desenvolvida.
“Tá bem, Caco, e depois?” Espere pelo próximo post…
E aí, já se inscreveu para o Hackathon 2024 do Jovem Programador? Monte a sua equipe! As inscrições estão abertas. A maratona de inovação acontece de 30 de novembro até 07 de dezembro, exclusivamente para alunos do programa. Mais informações no site: jovemprogramador.com.br/hackathon.
Foto: Canva Studio/Pexels